"Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?." (Pirandello).


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Datas comemorativas profissionais

Dia do Administrador - 09 de setembro. A escolha da data se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.


Dia do Contador - 22 de setembro. A data foi escolhida por ser a mesma dedicada ao padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos públicos, uma categoria de gente rica que arrematava em leilão o direito à cobrança dos impostos nas diversas províncias romanas).


Dia do Contabilista - 25 de abril. Contabilista é o profissional que trabalha na contabilidade (técnicos, analistas, auxiliares). Contador é o profissional graduado em curso superior de Ciências Contábeis. A data foi instituída em 1926, por João Lyra (Senador e Patrono dos Contabilistas), em discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil: "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".


Dia do Técnico e do Engenheiro em Segurança do Trabalho - 27 de novembro. Estas profissões foram regularizadas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, as atividades destes profissionais já eram desempenhadas.


Dia do Técnico de Enfermagem - 18 de maio. A Semana de Enfermagem foi instituída pelo Decreto nº 48.202/60 e é comemorada em todo o território nacional, no período de 12 a 20 de maio (12 de maio é o Dia do Enfermeiro e 20 de maio é o Dia do Auxiliar de Enfermagem).

Importa destacar que algumas datas são reconhecidas por leis ou decretos de âmbito nacional ou estadual. Algumas datas não possuem reconhecimento legal, embora sejam reconhecidas e comemoradas pelas respectivas categorias profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários considerados ofensivos serão deletados.