"Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?." (Pirandello).


Sugestão de Filmes

Resolvi comentar alguma coisa sobre os filmes, para estimular os espectadores... [em fase de construção].

8 milímetros - Vale a atuação do Nicolas Cage. Fala sobre o submundo das produções de filmes com "sado-masô", violência e até assassinatos reais. Tudo começa quando uma viúva rica encontra no cofre do falecido um desses filmes e resolve contratar um detetive, para se livrar do temor de que a "atriz" do filme tivesse de fato sido assassinada. É isso, para quem gosta de filme policial.

A Lista de Schindler - Considero um clássico. É a história do polonês Oskar Schindler, que com a ajuda de seu contador e de sua esposa salvou muitas vidas do Holocausto. Encontrei um site que relata a história muito melhor do que eu faria, confiram: http://alistadeschindler.com/.
"Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro"

A Marcha do Imperador. O melhor documentário sobre a vida animal já feito em todos os tempos (assistam para argumentar o contrário, se conseguirem). No local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior e a reprodução da espécie. Na marcha, fêmeas e machos dão a sua quota de sacrifício. A trilha sonora é um show a parte.

A Viagem de Chihiro. Para quem gosta de animação. É a história da menina Chihiro "perdida" num lugar fantástico onde seus pais foram transformados em porcos (culpa da gula) e ela tem que trabalhar num spa para fantasmas e outros seres da mitologia e cultura japonesas, como o menino rio que a salvou de se afogar na infância.  

Advogado do Diabo. Precisa mesmo de comentário? Sou fã do Keanu Reeves e se tem ele no filme só pode ser um filme bom, mas esse é excelente, conta a história do advogado que vai construindo sua carreira com sucesso e muita grana mas vê sua esposa e valores morais indo para o brejo.

Além da Linha Vermelha. É um filme de guerra (adoro o gênero), mas esse é diferente, porque trata dos sentimentos humanos, mostra o soldado como um ser que pensa, sente e sofre ao ter que lutar pela vida e as vezes cometer atrocidades.

Amistad. Assisti na aula de Filosofia (na graduação). Gostei muito, mas não lembro detalhes para comentar, por isso, lanço mão da cola do Wikipédia: "A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em fatos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até seu julgamento e libertação. Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território." 

Amnésia. Não assita se você estiver deprê - é sério! O filme é contado de trás para frente e você se sente exatamente como personagem principal que tem a memória apagada a cada 15 minutos, consequência de uma pancada na cabeça recebida do assassino de sua esposa. Como não lhe resta mais nada, ele vai em busca do homem que matou a mulher e destruiu sua vida e para isso lança mão de tatuagens pelo corpo (é o seu "caderno de anotações") e de fotos instantâneas (do tipo Polaroid) para saber onde está hospedado, qual é o carro que usa etc. Não esqueça, só assista se estiver up!

Anna e o Rei. Anna é uma jovem viúva inglesa que vai com o filho para o Sião, com a responsabilidade de educar a família real (o rei possuía mais de uma esposa e vários filhos). O filme mostra o choque cultural entre o feminismo da inglesa (atípico para a época) e o grande rei asiático. Confiram detalhes no site:  http://www.terra.com.br/cinema/drama/anna.htm. Amo esse filme! (Preciso mencionar que os dois se apaixonam? Menciono que é baseado numa história real?).

Apocalypse Now.

As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Uma aventura bem legal. Quatro irmãos encontram uma passagem secreta num guarda-roupa e vão para um mundo onde eles são os herdeiros do trono e têm que lutar contra a feiticeira que oprime o povo, composto por seres incríveis, entre eles o grande herói: o leão.

As Pontes de Madison. Chorei muito vendo este filme. Conta a história de amor entre um fotógrafo da National Geographic e uma dona de casa do interior, mãe de dois filhos. Um amor para a vida inteira!

Billy Elliot. Uma gracinha. Um pré-adolescente se encanta com o ballet e tem que enfrentar o preconceito da família, composta pelo pai e o irmão mais velho, já que a mãe morreu de câncer.

Blade Runner, o Caçador de Andróides. Um clássico. Com a cola do Wikipédia [editei o texto]: "Descreve um futuro onde a humanidade inicia a colonização espacial e cria seres geneticamente alterados (replicantes), utilizados nas tarefas mais penosas. São fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis, instáveis emocionalmente, com reduzida empatia e sujeitos a agressividade, razão pela qual sua vida é limitada a 4 anos.  A presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial (blade runners), para os caçar. Um ex-blade runner volta à ativa para caçar um grupo de replicantes que veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida. Os replicantes são caçados e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos."


Borat 
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças 
Caminhando nas Nuvens
Caçadores de Emoção 
Central do Brasil 
Cinema Paradiso
Clube da Luta 
Constantine 
Dança com Lobos 
Do Inferno 
Encontro Marcado 
Forrest Gump, o Contador de Histórias 
Gattaca
Lanternas Vermelhas 
Ligações Perigosas 
Mary e Max
Matrix (trilogia) 
Melhor É Impossível 
Menina de Ouro 
Meu Malvado Favorito
Nell 
O Castelo Animado
O curioso caso de Benjamin Button 
O Homem que Copiava
O Jardineiro Fiel 
O Labirinto do Fauno 
O Nome da Rosa 
O Paciente Inglês 
O Senhor dos Anéis (trilogia) 
O Silêncio dos Inocentes 
O Sorriso de Mona Lisa 
O Último Imperador 
Os Doze Macacos 
Piaf - Um Hino ao Amor
Platoon
Ponte para Terabítia 
Preciosa
Princesa Mononoke 
Páprica 
Rain Man 
Sete Anos no Tibet 
Seven - Os Sete Crimes Capitais 
Snatch - Porcos e Diamantes 
Tempo de Despertar 
Thelma e Louise 
Túmulo dos Vagalumes
Um Sonho de Liberdade 
V - de Vingança 
Vivendo no Limite 
Volver


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários considerados ofensivos serão deletados.