"Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?." (Pirandello).


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Carta da Terra

Na década de 90 o Rio de Janeiro foi palco de uma importantíssima conferência mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, que ficou conhecida como Rio-92. A conferência das Nações Unidas recebeu 117 chefes de Estado (presidentes, primeiros-ministros etc.) e participantes de 170 diferentes países.

O pessoal da faixa dos 30 e poucos (pouquinhos) anos lembram... foi a época da construção e inauguração das linhas vermelha e amarela (as duas ou uma antes da outra, não lembro ao certo). Ou vocês pensaram que essas vias foram projetadas pensando "somente" no bem-estar da população do Rio? Bem, era preciso garantir a segurança de tanta gente importante e projetar o Brasil positivamente no cenário internacional - exército na rua e tudo o mais.
Voltando ao assunto, na Rio-92 foram celebrados diversos acordos e convenções, tais como a Convenção das Mudanças Climáticas, Agenda 21, a Carta da Terra, entre outros.
A Carta da Terra é um documento interessantíssimo. Sugiro a leitura...


"PREÂMBULO
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.

Terra, Nosso Lar
A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. "

Acessem o texto na íntegra: A Carta da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários considerados ofensivos serão deletados.