"Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?." (Pirandello).


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cursos Técnicos

Na juventude surgem várias dúvidas sobre qual rumo dar a vida, e neste cenário se impõe a escolha profissional. Poucos são os que podem se dar ao luxo de ingressar numa universidade pública com dedicação integral e apoio financeiro dos pais, a maioria dos jovens precisa encarar o mercado de trabalho muito cedo e aí o estudo assume um plano secundário.
Uma alternativa é a formação de nível técnico - em concomitância com o ensino médio (cursados juntos) ou como pós-médio (cursado após o término do ensino médio). É uma profissionalização. O técnico possui autonomia de trabalho; algumas carreiras, salário mínimo profissional; registro em entidade de classe etc. Entre os mais conhecidos estão os Técnicos em Enfermagem e em Contabilidade. Na "moda" está o Técnico em Segurança do Trabalho. Com calma, falarei um pouco sobre alguns cursos técnicos nos próximos posts.
Mas quais são os cursos técnicos existentes no Brasil?
O MEC disponibiliza o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (atualizado em junho de 2008). Para acessá-lo clique aqui.
Nem todas as unidades da federação possuem todos os cursos, por exemplo, alguns cursos da área industrial, só existem em São Paulo. Além do mais, a formação técnica deve ser encarada como um primeiro passo, como uma chave para a porta mercado de trabalho, mas não um fim em si. O aperfeiçoamento profissional e a continuidade da formação acadêmica deve ser uma constante.
O Curso Técnico prepara para o mercado de trabalho, por assim dizer, ensina como fazer. A continuidade dos estudos prepara para a vida, ensina porquê fazer. Saber fazer é uma coisa, pensar porque fazer é outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários considerados ofensivos serão deletados.